top of page
  • Foto do escritorDra Naiara Dalaqua

Como cuidar da pele no calor?

Como se cuidar nas ondas de calor?

Com essa onda intensa de calor passando pelo Brasil, é impossível não sofrer diretamente com os danos dos raios UV. O calor intenso pode causar estragos na nossa pele se não tomarmos os devidos cuidados.

Por essa razão, estou aqui para compartilhar dicas valiosas para garantir que sua pele permaneça saudável e bonita durante os meses mais quentes.


Como cuidar da pele no calor?

Dicas para aguentar o calor


Proteja-se do sol

A exposição ao sol é uma das principais causas de danos à pele, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. Portanto, a proteção solar é fundamental. Use protetor solar com um FPS adequado para seu tipo de pele e aplique-o generosamente, reaplicando a cada duas horas, especialmente se estiver na praia ou na piscina. Não se esqueça de proteger áreas sensíveis, como lábios, orelhas e couro cabeludo.

Já indiquei vários protetores solares faciais em um post, você já conferiu? https://www.dranaiaradalaqua.com.br/post/qual-a-import%C3%A2ncia-de-inserir-o-protetor-na-rotina


Hidratação é a chave!

O calor pode ressecar a pele, levando a problemas como descamação e coceira. Beba bastante água para manter seu corpo hidratado e use um hidratante de qualidade para sua pele. Opte por produtos que contenham ingredientes como ácido hialurônico e glicerina para reter a umidade da pele.


Escolha roupas leves e de proteção solar

Vai se expor diretamente ao sol? Roupas leves e de manga longa podem proteger sua pele dos raios UV prejudiciais. Existem até mesmo roupas com classificação de proteção solar (UPF) que oferecem uma barreira extra contra os raios do sol. Use chapéus de abas largas para proteger seu rosto e pescoço.


Evite banhos quentes demorados

Apesar de ser tentador tomar um banho longo e quente depois de um dia cheio, isso pode ressecar ainda mais sua pele. Opte por banhos de temperatura mais baixa e curtos, e use sabonetes suaves e hidratantes para limpar a pele.


Cuidado com a acne de verão!

A acne não é um problema exclusivo da adolescência. O calor e o suor podem aumentar a produção de sebo, levando a surtos de acne. Mantenha a pele limpa e use produtos não comedogênicos. Procure a Clínica ND, caso a acne persistir.


Cuide dos seus pés

No verão, muitas pessoas usam calçados abertos, como sandálias, o que pode expor os pés ao sol e à poeira. Certifique-se de aplicar protetor solar nos pés e hidrate-os regularmente. Evite caminhar descalço em superfícies quentes para evitar queimaduras.


Hidrate-se por dentro e por fora

Além de aplicar hidratantes na pele, você pode aumentar a hidratação comendo alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Melancia, pepino e morangos são ótimas opções. E, é claro, continue bebendo água ao longo do dia para manter sua pele saudável e radiante. Beba água em abundância!


Atenção aos sinais de câncer de pele

Por fim, é essencial alertarmos a importância de verificar regularmente sua pele quanto a sinais de câncer de pele. Esteja atento a manchas que mudam de cor, tamanho ou formato e a qualquer ferida que não cicatrize. Consulte um dermatologista imediatamente se notar algo suspeito ou fora da sua rotina.


Naiara Dalaqua: sua dermatologista em Três Lagoas!

Cuidar da pele no calor não é apenas uma questão de estética; é uma questão de saúde. Proteger-se do sol, manter-se hidratado e adotar uma rotina de cuidados adequada são essenciais para evitar danos à pele.

Lembre-se sempre de que a prevenção é a chave para uma pele saudável e bonita. Siga essas dicas e aproveite o verão com uma pele radiante e protegida.

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em me consultar, dessa forma, poderei fornecer orientações personalizadas para o seu tipo de pele. Entre já em contato conosco e agende sua avaliação!

댓글


whatsapp (3).png
bottom of page